Adaptado do texto disponível em: Abril
Eratóstenes foi um matemático, gramático, poeta, geógrafo, bibliotecário e astrônomo da Grécia Antiga. Nasceu em Cirene, Grécia, e morreu em Alexandria. Estudou em Cirene, em Atenas e em Alexandria.
Ao observar um poço iluminado pelo Sol ao longo dos dias do ano, ficou intrigado. Como poderia o fundo deste poço ser iluminado em certos dias e sombreado pelas bordas em outros dias?
E mais, como em uma cidade um poço poderia estar totalmente iluminado em outra cidade outro poço estar totalmente sombreado?
Em busca de respostas, no século 3 a.C., o astrônomo supôs, com toda a razão, que o Sol era algo tão distante e grande que seus raios chegavam à Terra paralelos uns aos outros. Se as sombras que eles projetassem num horário específico, mas em lugares diferentes, não fossem iguais, a Terra não poderia ser plana. Sua superfície deveria ser curva
Com isso em mente, ele reparou que o Sol do meio-dia não fazia sombra na cidade egípcia de Siena, mas fazia em outra, Alexandria, 800 quilômetros ao norte. Como as cidades ficavam na mesma longitude, o problema não era fuso horário, mas a própria curvatura da Terra.
Usando seus conhecimentos profundos de matemática, concluiu ainda que, então, bastava medir o ângulo dessa sombra na mesma data e hora para calcular a circunferência do planeta! 🤩
Sim. A – CIRCUNFERÊNCIA – DO – PLANETA! 🤯
Isso tudo em uma época na qual os povos mal sabiam detalhes da geografia local!!! 😨
O grego pediu a um mensageiro que fosse medir a sombra em Alexandria. O resultado foi de 7 graus de inclinação em relação ao poste. O ângulo corresponderia a uma fatia de 800 quilômetros do planeta, que era a distância entre as duas cidades. Para completar os 360 graus de um círculo, seria preciso multiplicar esses 7 graus por 50. Da mesma forma, então, os 800 quilômetros vezes 50 dariam a circunferência da Terra….
E deu mesmo! 😲
De um extremo a outro, a extensão do planeta é de cerca de 40 mil quilômetros!
Tudo isso há mais de dois mil anos atrás!
Seguem alguns vídeos para te ajudar a compreender melhor como esta descoberta aconteceu: